A UNICEF lança, mundialmente, a campanha #PrimeirosMomentosImportam, com o objetivo de trazer mais consciência sobre a importância dos primeiros 1000 dias de vida da criança e o impacto das primeiras experiências de vida no cérebro em evolução.
Como enfatizamos no Instituto Geração Amanhã, a primeira infância é o momento crucial, quando a criança recebe todos os estímulos que serão fundamentais para o pleno desenvolvimento de sua vida adulta. É nesse período único na vida que as células cerebrais podem fazer até 1000 conexões novas a cada segundo, contribuindo para o funcionamento e a aprendizagem do cérebro da criança. Assim, esse processo lança as bases para a saúde e felicidade delas no futuro. As lacunas que podem surgir nesse período, como nutrição inadequada, falta de estimulação, amor e proteção contra o estresse e a violência, podem impedir a criação dessas conexões fundamentais.
A primeira inciativa da campanha é a #EatPlayLove (#ComerBrincarAmar), uma ação digital e impressa direcionada para pais e educadores, que traz as descobertas da neurociência sobre como o cérebro dos bebês se desenvolvem. Visualmente simples e interessante, incentiva essas pessoas a aproveitarem o máximo a oportunidade única de proporcionar o melhor começo de vida às suas crianças.
A campanha tem como objetivo impulsionar a demanda por serviços de desenvolvimento infantil acessíveis e de qualidade, influenciando os governos a investirem em programas voltados para as crianças mais suscetíveis a esses problemas.
A vida adulta em sua plenitude é resultado de uma infância que teve como cenário o estímulo, o afeto e o suprimento das necessidades básicas. Segundo a Unicef, um estudo de 20 anos mostrou que as crianças desfavorecidas que participaram de programas de desenvolvimento infantil com qualidade até os três anos de idade chegaram a ganhar até 25% a mais quando adultos do que crianças que não receberam o mesmo apoio.
O investimento na primeira infância é uma das formas mais eficientes de aumentar a capacidade de todas as crianças de atingir o seu pleno potencial – aumentando sua capacidade de aprender, estudar e, mais tarde, sua capacidade de se sustentar como adultos. Isso é especialmente importante para as crianças que crescem na pobreza.
A campanha #PrimeirosMomentosImportam faz parte do programa da UNICEF sobre o desenvolvimento infantil, apoiado pela Fundação H&M, Fundação Conrad N. Hilton, Alex and Ani e Fundação Ikea
Saiba mais em www.unicef.org
Foto: © UNICEF/UNI114712/Pirozzi